Clique nas imagens para ampliar
OS EXAMES OFTALMOLÓGICOS PARA CATARATA SÃO FUNDAMENTAIS NO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO.
ENTRE OS PRINCIPAIS EXAMES OFTALMOLÓGICOS PARA CATARATA, PODEMOS CITAR:
Medida da Acuidade Visualmedida da acuidade visual sem correção (sem óculos) ou com correção (com óculos ou lentes de contato). Sevem para avaliar o grau de baixa visual causado pela catarata.
Lâmpada de fenda: aparelho utilizado para avaliação da catarata e do fundo de olho
Refrator: Consiste em equipamento utilizado no exame de refração, ou seja, para medir o grau do olho no exame subjetivo a fim de saber o grau de visão do paciente e estimar quanto ele perdeu em virtude da catarata.
Auto-refrator: aparelho computadorizado que consegue medir o grau do olho, ajudando muito no exame de refração. Alguns tipos de catarata podem produzir graus muito elevados de miopia.
Oftalmoscopio binocular indireto: aparelho utilizado para a realização do mapeamento de retina e avaliar possíveis doenças na retina que possam necessitar de tratamento adicional antes, durante ou após a cirurgia de catarata.
Tonometriaexame que consiste em medir a pressão intra-ocular. Pode ser de contato no caso da tonometria de Goldmann ou de não contato como a tonometria de sopro.
Ceratômetro: Aparelho utilizado para medir a curvatura anterior e o astigmatismo da córnea, importantes no planejamento cirúrgico.
Topógrafos: exames oftalmológicos para catarata que medem a curvatura anterior da córnea, capazes de medir o astigmatismo em um mapa colorido. Muito útil para a programação cirúrgica do tipo de lente intra-ocular a ser implantada na cirirgia de catarata. Caso o paciente tenha astigmatismo, é possível corrigi-lo durante a cirurgia com lentes intra-oculares tóricas.
Biômetros: exames oftalmológicos para catarata que podem ser ultrassônicos (primeira geração), ópticos (segunda geração) ou Swept Souce OCT (terceira geração, mais modernos, presente na clínica AORP). Os biômetros tem como finalidade tirar uma série de medidas do olho a fim de calcular o grau da lente a ser implantada no olho durante a cirurgia de catarata. São capazes de medir o grau das lentes tóricas (com correção do astigmatismo) e multifocais (que dão visão de longe, intermediário e perto sem a necessiade de óculos). Trata-se de um dos mais importantes exames oftalmológicos para catarata.
Tomógrafos de córnea: realizam o mapa paquimétrico e mapas de curvaturas anterior e posterior da córnea. exames oftalmológicos para catarata importantes para programação do tipo de lente intra-ocular a ser implantada na cirurgia de catarata.
Tomógrafia de coerência óptica (OCT) : São utilizados para estudar a retina, nervo óptico e córnea a fim de diagnosticar e tratar outras patologias que possam comprometer o resultado visual após uma cirurgia de catarata.
Campo Visual Computadorizado: exame oftalmológico utilizado para medir o campo de visão central e periférico, especialmente útil em pacientes com glaucoma, problemas no nervo óptico ou neurológicos que irão submeter-se a cirurgia de catarata, ajudando a determinar o prognóstico de reabilitação visual após a cirurgia.
Microscópio especular de córnea: Aparelho utilizado para medir a densidade endotelial. Muito útil no pré-operatório de catarata a fim de avaliar a saúde do endotélio, camada responsável por manter a córnea transparente.
Aberrômetro: exames oftalmológicos para catarata altamente sofisticados, útéis para determinar a qualidade da visão e o grau de distorção na visão dos pacientes. Ajuda na escolha do tipo de lente a ser implantada na cirurgia de catarata.
PAM: Potencial de acuidade; exame utilizado para medir o potencial de visão de pacientes com opacidades no eixo visual, como a catarata.
Paquimetria: exame realizado por paquímetros ópticos ou de contato (ultassônicos) e servem para medir a espessura da córnea, importante dado para avaliar a saúde do endotélio.
A clínica AORP dispõe dos mais modernos exames oftalmológicos para catarata!
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em cirurgia de catarata, retina e córnea com mais de 30.000 cirurgias oculares realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde fez cirurgias ao vivo, coordenou sessões e já ministrou mais de 150 palestras.