Clique nas imagens para ampliar
A presbiopia consiste num tipo da ametropia que acomete indivíduos a partir dos 40 anos de idade. Também é chamada de vista cansada. A cirurgia para presbiopia em sp pode ser realizada com o uso de laser (cirurgia refrativa) ou de maneira simultânea com a cirurgia de catarata.
Quando a opcão do oftalmologista é pelo laser, o objetivo do tratamento é corrigir o grau do paciente (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) além de poder transformar a córnea em uma lente multifocal, de forma que o paciente consiga enxergar bem de longe e perto simultaneamente, sem óculos.
A miopia consiste em um erro refracional do olho humano em que as imagens distantes encontam-se desfocadas e as imagens próximas encontram-se focadas. Esta é a razão pela qual a maioria dos míopes enxerga bem de perto. Ja na hipermetropia e no astigmatismo, tanto a visão de longe como a visão de perto são comprometidas em maior ou menor intensidade, dependendo do grau do paciente. Na presbiopia ou vista cansada, a visão de perto é comprometida.
A cirurgia refrativa a laser tem como objetivo realizar a correção da miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia utilizando-se de um tipo de equipamento, chamado de excimer laser que remove tecido da córnea de forma artesanal com o objetivo de corrigir o erro refracional.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES DA CIRURGIA PARA PRESBIOPIA EM SP
A cirurgia para presbiopia em sp a laser é um procedimento rápido e seguro onde ambos os olhos podem ser operados no mesmo dia ou em dias diferentes.
O tempo de afastamento das atividades após a cirurgia para presbiopia em sp a laser varia entre 2 a 7 dias.
Não são todos os olhos que podem submeter-se a cirurgia para presbiopia em sp a laser. Vai depender do grau de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo. Existem alguns exames que devem ser realizados para medir a curvatura, espessura e elasticidade da córnea a fim de determinar a segurança da cirurgia. Em córneas muito finas, na presença de ceratocone, ou curvatura elevada, geralmente a cirurgia para presbiopia em sp a laser é contra-indicada.
As técnicas mais utilizadas na cirurgia para presbiopia em sp a laser são o LASIK e o PRK. Os exames pré-operatórios e questionário baseado no estilo de vida irão determinar quais das 2 técnicas é a mais indicada em cada caso.
No LASIK, um aparelho chamado microcerátomo cria uma lamela na córnea, que é levantada para a realização do laser. Após a aplicação do laser, a lamela é reposicionada. Em alguns casos o cirurgião pode optar por colocar uma lente de contato por alguns dias.
No PRK, simplesmente o epitélio é removido, aplica-se o laser e depois coloca-se uma lente de contato que vai ficar no olho por 5 dias para ajudar na cicatrização.
O pós-operatório após cirurgia para presbiopia em sp a laser requer o uso de colírios, evitar coçar os olhos, assim como o uso de óculos de sol nas atividades ao ar livre por algum tempo. De maneira geral os pacientes não se queixam de dor.
Quando o paciente já apresenta catarata, a melhor opção é realizar a cirurgia de catarata e implante de lente intraocular difrativa com correção de presbiopia.
A cirurgia de catarata trata-se do procedimento cirúrgico mais realizado no mundo entre todas as especialidades médicas.
A cirurgia de catarata consiste na troca do cristalino opacificado (lente natural do olho, que passa a ser chamada de catarata quando encontra-se opaca) por uma lente intra-ocular limpa e transparente para permitir a recuperação da visão.
Houve um enorme avanço na cirurgia de catarata nas últimas décadas decorrentes da evolução da técnica cirúrgica, dos aparelhos de facoemulsificação, que permitem a fragmentação da catarata dentro do olho, das lentes intra-oculares importadas dobráveis que permitem uma cirurgia com micro-incisão sem o uso de pontos, dos aparelhos de biometria óptica que permitem o cálculo do grau da lente intra-ocular a ser implantada com grande precisão, dos corantes capsulares para cataratas brancas, entre outros avanços.
A clínica AORP fornece o que existe de mais moderno em termos de tecnologia para uma cirurgia segura e precisa: microscópios com iluminação estéreo-coaxial, aparelhos de facoemulsificação modernos, biômetros ópticos com tecnologia Swept-Source OCT, aberrômetro OPD Scan III, lentes intra-oculares importadas asféricas, tóricas e multifocais e equipe altamente qualificada. Tudo para proporcionar a melhor experiência na cirurgia para presbiopia em sp.
A recuperacão de cirurgia de catarata é extremamente rápida. Imediatamente após a cirurgia a maioria dos pacientes já refere melhora importante na visão e de maneira geral os pacientes não se queixam de dor.
O pós-operatório da cirurgia para presbiopia em sp com cirurgia de catarata é bem tranquilo, consistindo na aplicação de colírios, permitindo que o paciente mantenha a maioria de suas atividades habituais, tomando o cuidado de evitar ambientes sujos e contaminados, não coçar os olhos em hipótese alguma e não realizar esforço físico muito acentuado.
Já existem lentes intra-oculares importadas dobráveis difrativas que são implantadas na cirurgia para presbiopia em sp com cirurgia de catarata que permitem o tratamento de pacientes com catarata e presbiopia (ou vista cansada), de forma que após a cirurgia esses pacientes conseguem enxergar bem de longe, intermediário e perto simultaneamente e sem óculos.
É muito importante salientar que nenhuma cirurgia consegue devolver a visão de um jovem. As opções disponíveis hoje conseguem melhorar a qualidade de vida e reduzir drasticamente ou mesmo eliminar o uso de óculos na grande maioria dos pacientes, porém não é possível garantir que o paciente não vá necessitar de óculos após a cirurgia, pois isso depende muito das atividades individuais e do grau de exigência visual de cada um.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais e ministrado mais de 150 palestras nos mesmos.