Clique nas imagens para ampliar
A cirurgia de catarata trata-se do procedimento cirúrgico mais realizado no mundo entre todas as especialidades médicas.
Houve um enorme avanço na cirurgia de catarata nas últimas décadas decorrentes da evolução da técnica cirúrgica, dos aparelhos de facoemulsificação, que permitem a fragmentação da catarata dentro do olho, das lentes intra-oculares importadas dobráveis que permitem uma cirurgia com micro-incisão sem o uso de pontos, dos aparelhos de biometria óptica que permitem o cálculo do grau da lente intra-ocular a ser implantada com grande precisão, dos corantes capsulares para cataratas brancas, entre outros avanços.
Na última década surgiram os equipamentos para cirurgia de catarata a laser, que consistem no uso do laser de Femtosegundo para substituir algumas etapas da cirurgia manual como a realização das incisões, capsulotomia e fragmentação do núcleo.
A cirurgia de catarata a laser obriga o paciente a passar por 2 etapas distintas: primeiro ele é submetido ao laser de femtosegundo em um local e na sequência vai para outro local, no centro cirúrgico de catarata onde os equipamentos habituais para cirurgia de catarata estarão disponíveis para finalizar o procedimento.
A cirurgia de catarata a laser consiste em procedimento caro pois o custo da aquisicão e manutenção do laser de Femtosegundo é elevado.
Alguns estudos e metanálise foram publicados a fim de comparar os resultados da cirurgia de catarata convencional por facoemulsificação versus cirurgia de catarata a laser.
INFORMAÇÕES DE RESULTADOS SOBRE A CIRURGIA DE CATARATA A LASER
Os resultados são conflitantes, mostrando em algumas séries um maior risco de complicações quando a cirurgia de catarata a laser é utilizada. Esses resultados sugerem um benefício muito pequeno, ou mesmo ausente da cirurgia de catarata a laser quando comparada a cirurgia convencional por facoemulsificacão quando esta última é realizada por profissional altamente experiente e capacitado. De forma geral, a cirurgia de catarata a laser parece melhorar os resultados de cirurgiões menos experientes. No caso de cirurgiões experientes, de grande volume, a cirurgia de catarata a laser pouco agrega ao resultado final, podendo aumentar o risco de complicações cirúrgicas.
Muitos cirurgiões experientes e de grande volume dispõem da cirurgia de catarata a laser a seu alcance e preferem não utilizá-la por julgarem de custo elevado, causando ainda aumento do tempo operatório, com pouco ou nenhum benefício concreto para o paciente e ainda por poderem causar um aumento no risco de complicações intra-operatórias.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde coordenou sessões e ministrou mais de 150 palestras.
Agende agora mesmo a sua consulta!
Para saber mais sobre Cirurgia de catarata a laser
Ligue para 11 3845-6277 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!