Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE EXAME DE FUNDOSCOPIA
O exame de fundoscopia é sem dúvida alguma um dos mais importantes na Oftalmologia.
Ele pode ser realizado com ou sem dilatação da pupila e fornece informacões fundamentais a respeito da retina, mácula, nervo óptico e vítreo.
Diversas doenças são capazes de produzir alteracões no exame de fundoscopia; entre as mais importantes:
Retinopatia Hipertensiva- Causada por hipertensão arterial sistêmica (HAS) não controlada clinicamente. Promove alteração no calibre dos vasos retinianos, facilmente notado no exame de fundoscopia. Quando severa, indica que o paciente tem risco aumentado de sofrer um infarto agudo do miocárdio ou um Acidente Vasular Cerebral (AVC ou popularmente chamado de derrame). Esses pacientes devem passar com cardiologista para controle da HAS.
Retinopatia Diabética- Trata-se de uma das principais causas de cegueira no mundo. Mais comum em pacientes com diabetes de longa data e descompensados clinicamente com taxas de glicemia elevadas. A doença pode causar edema macular diabético, hemorragia vítrea, descolamento de retina, glaucoma neovascular, entre outras condições graves que podem levar a perda irreversível (parcial ou total) da visão. As alterações da Retinopatia Diabética são facilmente diagnosticadas por um médico oftalmologista experiente no exame de fundoscopia, o que permite direcionar o paciente ao tratamento adequado (de maneira geral: fotocoagulação a laser, injeção de medicamentos intra-vítreos ou cirurgia).
Glaucoma- Consiste em uma neuropatia óptica progressiva que leva inicialmente a perda da visão periférica e posteriormente perda da visão central. Também é uma das principais causas de cegueira no mundo. O exame de fundoscopia promove a quantificação e acompanhamento na escavação do nervo óptico, uma das primeiras alterações do glaucoma e permite que o paciente seja encaminhado para a realização de exames específicos para quantificar a gravidade da doença e direcionar o tratamento adequado. Exames de fundoscopia frequentes possibilitam o acompanhamento da escavação do nervo óptico em pacientes com glaucoma. Um aumento na escavação no decorrer do tempo significa progressão da doença. O tratamento de glaucoma geralmente é feito com colírios. Alguns casos necessitam de cirurgia.
Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)- Importante causa de perda na visão central em pacientes idosos. Sua manifestação mais precoce são o surgimento de drusas na mácula (pontos amarelados), facilmente percebidos pelo examinador no exame de fundoscopia, permitindo que o paciente seja tratado com vitaminas por via oral (DMRI forma seca) e/ou injeções intra-vítreas de medicamento anti-vegf (DMRI forma úmida).
Maculopatias em geral- Diversas doenças acometem a mácula e causam a perda na visão central. A grande maioria delas é facilmente diagnosticada por um médico oftalmologista experiente no exame de fundoscopia, o que possibilita que o paciente seja encaminhado para o tratamento clínico ou cirúrgico adequado.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde fez cirurgias ao vivo, coordenou sessões e ministrou mais de 150 palestras.
A clínica AORP dispõe dos mais modernos equipamentos para cuidar da sua visão.
Agende já a sua consulta! A sua visão é a nossa prioridade!
Para saber mais sobre Exame de fundoscopia
Ligue para 11 3845-6277 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!