Clique nas imagens para ampliar
O ceratocone é uma doença de etiologia multifatorial, com componente genético envolvido e em muitos casos pode originar-se ou agravar-se pelo hábito de coçar os olhos. Os danos causados por coçar os olhos podem ser elevados: o desenvolvimento de uma doença que pode levar à perda progressiva da visão. O ceratocone pode ser leve, moderado ou severo e em alguns casos o paciente com ceratocone pode beneficiar-se do implante do anel de ferrara valor.
Nos casos leves, geralmente a prescrição de óculos ou lentes de contato rígidas são suficientes para obter-se uma boa visão.
Nos casos moderados e severos, geralmente a prescrição de óculos geralmente não é suficiente para a obtenção de uma boa visão devido ao grau elevado de irregularidade corneana e astigmatismo. Nesses casos o anel de ferrara valor é uma excelente opcão pois permite uma maior regularização da superfície corneana, reduzindo o astigmatismo, melhorando a visão, facilitando a adaptação de lentes de contato rígidas e permitindo que em muitos casos a prescrição de óculos tenha efeito.
O anel de ferrara valor consiste em um segmento de um material chamado PMMA (polimetil-metacrilato) que é implantado de forma artesanal dentro da córnea de pacientes com ceratocone.
COMO É UTILIZADO O ANEL DE FERRARA VALOR
A técnica de implante do anel de ferrara valor dentro da córnea pode ser manual ou com o uso do laser de Femtosegundo. Na técnica manual é utilizado um tunelizador que cria um túnel dentro da córnea que vai ser o local onde será implantado o Anel de Ferrara. No caso do laser de Femtosegundo, o túnel é criado com o uso do aparelho que cria um túnel a laser na espessura e profundidade corretas permitindo a implantação do anel de ferrara valor.
A implantação do anel de ferrara valor utilizando o laser de Femtosegundo tem um preço mais elevado e oferece mais segurança e menos complicacões a curto e longo prazo quando comparada à implantação do anel de ferrara valor com a técnica manual. A clínica AORP realiza a maioria das cirurgias de anel de ferrara valor com uso de Laser de Femtosegundo.
OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO DO CERATOCONE:
O Cross-Linking é um procedimento cirúrgico que consiste na aplicação de uma substância na córnea (riboflavina), seguida de exposição a luz ultra-violeta por um determinado tempo. O objetivo é enrijecer a córnea e evitar a progressão do ceratocone.
Transplante de Córnea- reservado para os casos mais severos onde existe opacidade na córnea ou quando as opcões citadas acima não são indicadas ou não obtiveram um resultado satisfatório. A maior preocupação a longo prazo nas córneas transplantadas é a rejeição que pode ter um potencial devastador na visão caso não diagnosticada e tratada rapidamente.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e catarata, com mais de mais 30.000 cirurgias oftalmológicas realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde coordenou sessões e ministrou mais de 150 palestras.