Entre em contato com um de nossos especialistas!

Presbiopia: quando a condição de não enxergo de perto começa

Escrito por: Dr Gustavo Mansur Castro

Se você está tendo dificuldades para ler livros ou ver objetos próximos, pode estar sofrendo de presbiopia, também conhecida como vista cansada. Com isso, um de seus principais incômodos, ou mesmo de algum familiar é sobre “não enxergo de perto”!

AORP Banner

A presbiopia é um problema visual que afeta muitas pessoas ao redor do mundo, especialmente aquelas com mais de 40 anos. 

A presbiopia, também conhecida como "vista cansada", é uma condição ocular que afeta a capacidade de focar em objetos próximos e pela diminuição gradual da capacidade de enxergar objetos próximos claramente. 

Consequentemente, é um dos principais fatores que levam a consultas com oftalmologista por incômodos sobre não enxergo de perto.

Ela ocorre quando a lente natural do olho, que normalmente é flexível e pode mudar de forma para focar objetos próximos e distantes, começa a perder sua flexibilidade devido ao envelhecimento. 

Isso torna mais difícil para o olho focalizar objetos próximos, como livros, telefones celulares e computadores.

O que causa presbiopia, principal condição de não enxergo de perto?

A presbiopia é uma condição natural que ocorre à medida que envelhecemos e os olhos perdem sua capacidade de se adaptar a diferentes distâncias focais. 

Ela ocorre quando o cristalino do olho se torna mais rígido e menos flexível com a idade. Isso porque, com a idade, a capacidade do cristalino de mudar de forma diminui, o que dificulta a focalização em objetos próximos.

Além disso, existem alguns fatores que podem acelerar o processo de perda de flexibilidade da lente natural do olho, contribuindo para o processo de não enxergo de perto. Isso inclui fatores como:

  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Uso excessivo de álcool ou tabaco;
  • Exposição prolongada à luz solar;
  • Histórico familiar de presbiopia.

Já os principais sintomas são:

  • Dificuldade em ler letras pequenas;
  • Dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz;
  • Necessidade de manter objetos próximos aos olhos;
  • Visão embaçada de perto;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga ocular.

Deste modo, se você está tendo algum desses sintomas, é importante consultar um oftalmologista para um exame ocular completo.

Diagnóstico e tratamento de não enxergo de perto

O diagnóstico da presbiopia é feito por um oftalmologista durante um exame ocular completo.

O exame inclui um teste de visão, acuidade visual e um exame do fundo do olho para verificar a saúde dos olhos. 

O teste de visão pode determinar o grau de presbiopia e a necessidade de óculos. 

Além destes exames, o médico ainda pode realizar testes para examinar as estruturas dos olhos e avaliar a capacidade de focar em objetos próximos. Ou ainda, utilizar um instrumento chamado oftalmoscópio para examinar a retina e o nervo óptico.

Já com relação às opções de tratamento para não enxergo de perto, pode-se destacar:

  • Óculos de leitura;
  • Lentes de contato multifocais;
  • Cirurgia refrativa.

Em todo caso, é importante consultar um oftalmologista para determinar o melhor tratamento para o seu caso específico de não enxergo de perto.

A presbiopia é uma condição ocular comum que afeta muitas pessoas, especialmente à medida que envelhecem. 

Embora não haja cura para a presbiopia, existem vários tratamentos disponíveis que podem melhorar a visão de perto. 

Por isso, é importante fazer exames oculares regulares e tomar medidas preventivas para proteger a saúde ocular e detectar problemas precocemente.

Não deixe a presbiopia atrapalhar suas atividades cotidianas, conheça agora a Aorp!

AORP, solução para não enxergo de perto

Você está percebendo que não consegue mais enxergar de perto com a mesma facilidade de antes? 

Saiba que essa é uma condição normal e que afeta muitas pessoas, especialmente a partir dos 40 anos. Mas não se preocupe, é possível tratar a presbiopia e manter a qualidade de vida visual com nosso suporte profissional.

E a melhor forma de fazer isso é agendando uma consulta na Aorp, assistência oftalmológica da região paulistana. 

Com nossos avançados equipamentos de diagnóstico e uma equipe de especialistas em patologias refrativas, estamos aptos a oferecer um atendimento ágil, eficiente e com grande rigor em nossos procedimentos e diagnósticos.

Agende agora mesmo uma consulta conosco e volte a enxergar de perto com clareza e conforto. 

Estamos localizados na Rua Tabapuã, 821 - Conj 36 - 3º andar - Itaim Bibi, e somos credenciados das seguradoras mais renomadas do setor. Venha nos visitar e cuidar da sua visão!


Sobre o autor

Dr Gustavo Mansur Castro é Oftalmologista na AORP há mais de 30 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre astigmatismo, catarata, pterígio, ceratocone, presbiopia, mapeamento de retina e muitos outros.

Redes Sociais:


Perguntas e Respostas

O astigmatismo é um problema de visão que pode ser corrigido com óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa ou terapia de exercícios oculares. O tratamento adequado deve ser feito por um oftalmologista. Fale com a AORP para mais informações

A correção da hipermetropia pode ser feita de diversas formas, sendo as principais: óculos, lentes de contato, cirurgias refrativas e terapia de exercícios oculares. Isso tudo você encontra na AORP - Assistencia oftalmológica.

A AORP pode ajudar você a encontrar a lente importada catarata que você está procurando. Nós temos uma grande variedade de lentes importadas de alta qualidade, com preços acessíveis.

O exame PAM é um exame oftalmológico que permite ao médico avaliar a visão da pessoa, identificar e tratar doenças oculares e detectar possíveis problemas de visão. Ele consiste na avaliação da acuidade visual, refração, motilidade ocular, fundo de olho, pressão intraocular e outros testes oftalmológicos. É importante realizar periodicamente o exame para garantir a saúde ocular e a visão.

O astigmatismo é causado por um problema com a forma da córnea, a superfície transparente na parte frontal do olho, ou com a forma do cristalino, a lente clara e flexível dentro do olho. Quando as superfícies dos olhos não estão perfeitamente arredondadas, a imagem que chega ao olho é irregularmente distorcida.

  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial